Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP
Publicidade

Dia dos Namorados: paciente supera vício com tratamento e incentivo do marido

Amor, parceria e cuidado caminham juntos quando o assunto é saúde. Jocineia Soares, de 60 anos, encontrou no marido, Fernando Vieira, de 53, o ince...

12/06/2026 às 11h53
Por: Redação Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Compartilhe:
Jocineia (na foto, com Fernando) serve de exemplo para o grupo de tabagismo da CF Nélio de Oliveira - Edu Kapps / SMS
Jocineia (na foto, com Fernando) serve de exemplo para o grupo de tabagismo da CF Nélio de Oliveira - Edu Kapps / SMS

Amor, parceria e cuidado caminham juntos quando o assunto é saúde. Jocineia Soares, de 60 anos, encontrou no marido, Fernando Vieira, de 53, o incentivo de que precisava para parar de fumar. Após 30 anos de tabagismo, a moradora da Gamboa está há um ano e três meses sem o cigarro. Ela teve o apoio do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, claro, de Fernando, cuja companhia foi fundamental durante toda a jornada.

Jocineia é usuária da Clínica da Família (CF) Nélio de Oliveira, na Gamboa, onde realizou as atividades propostas pelo programa com comprometimento e perseverança. Foi nesse contexto que o apoio do Fernando se tornou essencial. Não tabagista, Fernando participou de todas as atividades, como rodas de conversa, consultas e sessões de auriculoterapia, para incentivar Jocineia a seguir firme no tratamento.

Nos primeiros meses, que são os mais difíceis, Jocineia recebeu o suporte do marido para superar os momentos de maior ansiedade e estresse.

– Ele me fortaleceu demais durante o tratamento. Se não fosse por ele, eu não teria chegado nem na metade. Me incentivou bastante – conta ela, casada há 18 anos com Fernando.

– Sempre busquei ser o melhor companheiro que ouve e apoia. Conversava muito com ela e ouvia seus desabafos nos momentos difíceis. Tentava ser compreensivo. Acho que o companheiro estar ao lado nesses momentos é muito importante – diz ele.

Hoje, Jocineia serve de exemplo para o grupo de tabagismo da CF Nélio de Oliveira e comemora as vitórias conquistadas graças ao tratamento — e ao amor.

– Antes, o simples ato de subir uma escada era difícil para mim. Hoje consigo fazer várias coisas que antes não fazia, minha qualidade de vida aumentou muito – diz ela.

Programa de Controle de Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde oferece gratuitamente tratamento para quem deseja parar de fumar por meio do Programa de Controle do Tabagismo. O serviço está disponível nas 241 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e inclui auriculoterapia, reflexologia, atividades físicas, apoio psicológico, acompanhamento odontológico e rodas de conversa para que os pacientes possam trocar histórias e inspiração. Os atendimentos, realizados em grupo ou de maneira individualizada, visam o apoio para os pacientes e seguem o tratamento especializado para cada caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
11°
Parcialmente nublado

Mín. 11° Máx. 28°

11° Sensação
0.89km/h Vento
96% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Ter 24° 14°
Qua 14° 12°
Qui 14° 13°
Sex 17° 14°
Sáb 25° 15°
Atualizado às 07h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,419,71 +1,66%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade