Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP
Publicidade

Guarda Municipal de Belém conclui curso de manejo de fauna silvestre

Capacitação realizada pelo BPA da PM preparou agentes para atuar em ocorrências envolvendo animais silvestres e áreas de preservação ambiental

12/06/2026 às 00h01
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Belém (GMB) concluiu, nesta quinta-feira (11), o curso de manejo de fauna silvestre, realizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar. A capacitação contou comatividades práticas no Parque Estadual do Utingae teve como objetivoaprimorar a atuação dos agentes em ações de proteção ambiental.

A formação foi voltada para oaperfeiçoamento das técnicas de manejo de fauna silvestre, com orientações sobre procedimentos adequados, segurança e preservação dos animais.Os guardas municipais também receberam instruções sobre sobrevivência em áreas de mata, ampliando a preparação para atividades em regiões de difícil acesso.

A diretora da Divisão de Ensino da Guarda Municipal de Belém, inspetora Diana Medeiros, destacou a importância daqualificação dos agentes para fortalecer o trabalho de proteção ambiental.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

O coordenador do GPA, inspetor João Paulo Paixão, ressaltou que o treinamento fortalece as ações desenvolvidas pela Guarda Municipal na proteção dos animais e das áreas verdes da capital.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Durante a capacitação, os agentes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no Parque Estadual do Utinga, área de proteção ambiental que recebe ações voltadas à preservação da fauna e da flora.

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

O instrutor do BPA, sargento Ivon Nunes, explicou que a capacitação busca preparar os profissionais para lidar com diferentes situações envolvendo a fauna.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

O curso faz parte das ações de aprimoramento técnico dos agentes do GPA, contribuindo para qualificar o trabalho desenvolvido pelo grupamento na proteção ambiental e na preservação das áreas verdes da capital. A capacitação também reforça aintegração entre as instituições de segurança pública e amplia os conhecimentos dos agentes sobre a fauna silvestre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
12°
Parcialmente nublado

Mín. 11° Máx. 28°

12° Sensação
1.79km/h Vento
96% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Ter 24° 14°
Qua 14° 12°
Qui 14° 13°
Sex 17° 14°
Sáb 25° 15°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,431,61 +1,67%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade