Segunda, 22 de Junho de 2026
11°C 28°C
São Paulo, SP
Publicidade

Prefeitura remove mais 300 veículos abandonados das ruas de Belém

A Operação Carro Velho atua na retirada de sucatas e veículos abandonados para melhorar a mobilidade, recuperar espaços públicos e garantir mais se...

11/06/2026 às 21h15
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

As ações planejadas da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) já retiraram330 veículos abandonados das ruasda capital por meio daOperação Carro Velho. A ação permanenteidentifica, notifica e remove sucatase veículos deixados em vias públicas, com o objetivo demelhorar a mobilidade urbana, recuperar espaços de uso coletivo e contribuir para a organização da cidade.

A operação integra o programaBelém em Ordem, com a presença de equipes defiscalizaçãoda Segbel em diferentes pontos da cidade,rondasedenúncias da população. Após a identificação do veículo em situação de abandono, os agentes notificam o proprietário, que tem o prazo de três dias para retirar o automóvel do local. Quando o responsável não cumpre a determinação no prazo estabelecido, o veículo é removido pelas equipes da secretaria eencaminhado ao pátio da Segbel, seguindo os procedimentos administrativos previstos.

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Do total de veículos notificados durante a operação,172 foram retirados voluntariamentepelos próprios proprietários após a comunicação dos agentes. Outros158 foram removidospela secretaria devido ao descumprimento da notificação.

Segundo o diretor de trânsito da Segbel, Rogério Brasil, a ação contribui paramelhorar a circulação e devolver espaços públicosà população.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Crédito: Leonardo Araújo
Crédito: Leonardo Araújo

Além dos impactos no trânsito, veículos abandonados podem gerartranstornos para moradores e comerciantes, dificultar a circulação de pedestres e contribuir para problemas urbanos, como acúmulo de resíduos e degradação de áreas públicas. Com a Operação Carro Velho, a Prefeitura de Belém busca garantir vias mais organizadas, seguras e com melhores condições de circulação para motoristas, ciclistas e pedestres em Belém.

A participação da população é essencial para ampliar o alcance da operação. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da secretaria, peloe-mail [email protected]ou pelo WhatsApp(91) 98415-4587. Não é necessário apresentar documentação para registrar a denúncia. O cidadão pode informar o endereço completo, pontos de referência e, se possível, encaminhar fotos do veículo para auxiliar na identificação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
12°
Parcialmente nublado

Mín. 11° Máx. 28°

12° Sensação
1.79km/h Vento
96% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h48 Nascer do sol
17h28 Pôr do sol
Ter 24° 14°
Qua 14° 12°
Qui 14° 13°
Sex 17° 14°
Sáb 25° 15°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,431,61 +1,67%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade